Em Bituruna (Capital paranaense do vinho), destaca-se a predominância de descendentes de imigrantes italianos, que espalharam seus costumes e sua cultura desde a época da colonização. Suas tradições ajudaram a moldar o município, que hoje é lar de diversas etnias e possui mais de 16 mil habitantes.
Por aqui, o clima é ameno, ideal para a produção de uvas, que movimenta a economia e o turismo local com a Rota do Vinho. Outros destaques econômicos ficam por conta da transformação da madeira e agricultura. O município também vem crescendo ao longo dos anos com a produção da erva mate.
Bituruna é uma cidade com diversos atrativos, encantos e tradição, não deixe de conhecer!
Bituruna é um nome originário do tupi e significa Serra Negra/Monte Negro. A cidade foi instalada em 1955, com a eleição do primeiro prefeito, o Sr. Farid Abrahão.
O tempo foi passando e, com o trabalho das pessoas, o Município foi crescendo e a vida na comunidade foi modificando a paisagem da nossa terra.
Conheça mais sobre em: https://bituruna.pr.gov.br/pagina/103_Historia-do-Municipio.htmlhttps://bituruna.pr.gov.br/historia/
Na Rota do Vinho, os visitantes podem conhecer os parreirais e o processo de fabricação de vinhos e sucos, degustar produtos, participar de minicurso de harmonização, além de visitar um museu italiano e conhecer instrumentos que os colonizadores usaram na produção quando chegaram à região.
A cidade é banhada pelas águas do Alagado Foz do Areia. No local, é permitida a pesca esportiva do dourado (O Dourado é um peixe muito apreciado por seu sabor, sendo conhecido como o “Rei do Rio”).
FESTA DO VINHO
Promovida a cada 2 anos, no Parque de Eventos, a Festa do Vinho é tradicional na região. A polenta gigante, com a metragem marcando a idade do município, é a atração principal no dia da abertura do evento, que reúne centenas de pessoas com atrações para todas as idades.
FESTA DA UVA
Realizada junto com o Rodeio Crioulo, a Festa da Uva é promovida anualmente no auge da colheita da uva (início do ano). Atrai apreciadores da fruta e de seus produtos no Parque de Eventos.
ERVA MATE
Mais recente atividade desenvolvida em Bituruna, a Festa da Erva Mate acontece a cada dois anos, intercalada com a Festa do Vinho. É uma opção de lazer com praça de alimentação, shows e atividades em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva da erva mate.
GARRAFÃO GIGANTE
Tirar foto no Garrafão de vinho gigante é um dos atrativos da cidade. O monumento tem 18 metros de altura e está no trevo da PR-170, que corta diversos bairros da cidade. O garrafão é o símbolo da cultura biturunense, por ser a terra do vinho.
Que tal indicar ao seu amigo, familiar um ótimo lugar para se hospedar quando vinher em Bituruna | PR