turismo biturunense

A TERRA DO VINHO

A TERRA DO VINHO

TURISMO BITURUNENSE

Em Bituruna (Capital paranaense do vinho), destaca-se a predominância de descendentes de imigrantes italianos, que espalharam seus costumes e sua cultura desde a época da colonização. Suas tradições ajudaram a moldar o município, que hoje é lar de diversas etnias e possui mais de 16 mil habitantes.

Por aqui, o clima é ameno, ideal para a produção de uvas, que movimenta a economia e o turismo local com a Rota do Vinho. Outros destaques econômicos ficam por conta da transformação da madeira e agricultura. O município também vem crescendo ao longo dos anos com a produção da erva mate.

Bituruna é uma cidade com diversos atrativos, encantos e tradição, não deixe de conhecer!

 

Dica da casa: Pergunte na recepção pelos roteiros personalizados, criados por quem nasceu aqui e conhece cada cantinho.

SAIBA MAIS

CIDADE HISTÓRICA

Bituruna é um nome originário do tupi e significa Serra Negra/Monte Negro. A cidade foi instalada em 1955, com a eleição do primeiro prefeito, o Sr. Farid Abrahão.

O tempo foi passando e, com o trabalho das pessoas, o Município foi crescendo e a vida na comunidade foi modificando a paisagem da nossa terra.

Conheça mais sobre em:

Saiba Mais

EM BITURUNA

O QUE FAZER?

Na Rota do Vinho, os visitantes podem conhecer os parreirais e o processo de fabricação de vinhos e sucos, degustar produtos, participar de minicurso de harmonização, além de visitar um museu italiano e conhecer instrumentos que os colonizadores usaram na produção quando chegaram à região.

A cidade é banhada pelas águas do Alagado Foz do Areia. No local, é permitida a pesca esportiva do dourado (O Dourado é um peixe muito apreciado por seu sabor, sendo conhecido como o “Rei do Rio”).

Casa de Massas Beponi

Atrações Imperdíveis

Seus passeios já estão agendados?
Não perca as nossas sugestões!

Na recepção, pergunte pelos roteiros personalizados, criados por quem nasceu aqui, cresceu ouvindo histórias da cidade e conhece cada cantinho com o coração.

Descubra Bituruna pelos olhos de quem ama esse lugar.
É só perguntar… e a gente te mostra o caminho!

Conheça as Vinícolas da região

Vinícola Bertoletti

Fundada nos anos 30, os fundadores partiram de Bento Gonçalves, RS, para estabelecer-se na colônia Santa Bárbara (futura Bituruna), trazendo consigo mudas de videiras, numa viagem que durou 30 dias.

Hoje, estamos na quarta geração no Brasil. Com o aumento das vendas e incentivos públicos, registramos nossa marca em 2005 e temos continuamente investido em tecnologia e vinhedos. Além disso, colaboramos com mais de 40 produtores de uva, produzindo uma ampla variedade de vinhos e outros produtos relacionados ao cultivo das videiras.

Hoje honramos este legado produzindo vinhos excepcionais que carregam a história de gerações. Este LEGADO celebra a coragem e determinação que moldaram nossa família e nossa vinícola.

Vinícola Di Sandi

Nascemos da paixão pela arte de produzir uvas e vinhos, herdada de antepassados italianos que vieram ao Brasil, e se estabeleceram na região da Serra Gaúcha. Em 1933, Luiz Antônio Sandi e Assunta Vens Sandi, vieram ao Paraná, trazendo em suas bagagens ramas de parreira que dariam origem aos vinhedos e a uma nova história.

Nesse lugar montanhoso de quase 1.000 m de altitude, os galhos de parreiras encontraram solo fértil e se desenvolveram tão bem quanto em seu local de origem.

Em abril de 2002, foi fundada a Vinícola Di Sandi, e desde então, buscamos preservar nossa tradição em vitivinicultura.

 

Vinícola Sanber

Em cada estação do ano, uma história nova espera por você aqui na Vinícola Sanber!

Aqui, além dos produtos diferenciados e premiados nacionalmente, ainda é possível visitar o Museu Vivencial Casa Sanber, um casarão de mais de 80 anos mantido pela família com suas características e objetos originais; uma viagem no tempo inesquecível. Além disso, os passeios inlcuem visita completa a vinícola com explanação sobre o procecsso de produção além de, claro, uma degustação de todos os nossos produtos.

Visite os parreirais cheios de uvas maduras a bordo de uma carretinha especial de onde você pode alcançar os cachos. No caminho, um contato com a natureza passando pela mata nativa cheia de araucárias com fauna e flora riquíssimas. Colha e prove uvas fresquinhas a vontade direto do pé. 

Vinícola Dionísio Dell Monte

A trajetória da Vinícola Dell Mont começou em 1927, quando Germano e Filomena Sandi saíram de Antonio Prado, na Serra Gaúcha, e se estabeleceram em Colônia Santa Bárbara – que hoje é Bituruna (PR).

Foi a época da implantação dos primeiros parreirais, que anos mais tarde dariam início à produção de uvas e vinhos, que na época eram apenas para o consumo da família.

Mas nos anos 70 isso mudou e a venda de vinhos passou a ser um negócio. Atualmente a propriedade produz basicamente as qualidades de uvas Bordô e Niágara, além da Casca Dura, Isabel, Carlin e Ceitel.

A Dell Monte é uma das vinícolas que fazem parte da IP Vinhos de Bituruna, com a produção de rótulos com a variedade Casca Dura.

café + passeio + lembrança

É só escolher, combinar e viver a experiência do seu jeito

MELHORES EXPERIÊNCIAS

NOSSAS DICAS

FESTA DO VINHO

Promovida a cada 2 anos, no Parque de Eventos, a Festa do Vinho é tradicional na região. A polenta gigante, com a metragem marcando a idade do município, é a atração principal no dia da abertura do evento, que reúne centenas de pessoas com atrações para todas as idades.

FESTA DA UVA

Realizada junto com o Rodeio Crioulo, a Festa da Uva é promovida anualmente no auge da colheita da uva (início do ano). Atrai apreciadores da fruta e de seus produtos no Parque de Eventos.

ERVA MATE

Mais recente atividade desenvolvida em Bituruna, a Festa da Erva Mate acontece a cada dois anos, intercalada com a Festa do Vinho. É uma opção de lazer com praça de alimentação, shows e atividades em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva da erva mate. Consulte datas.

GARRAFÃO GIGANTE

Tirar foto no Garrafão de vinho gigante é um dos atrativos da cidade. O monumento tem 18 metros de altura e está no trevo da PR-170, que corta diversos bairros da cidade. O garrafão é o símbolo da cultura biturunense, por ser a terra do vinho.

FAÇA SEU TOUR COM QUEM ENTENDE DO ASSUNTO

Envie agora mesmo seu pedido de reserva